Consumo Sustentável de Água

Ano após ano as manchetes dos noticiários não mudam, em função do mês de janeiro estamos vivendo inundações resultando em pessoas desalojadas e prejuízos incalculáveis, estiagem que inicia em abril e que ultimamente é basicamente garantida.

 A redução das chuvas, falta de tratamento de esgoto,  falta de educação ambiental e conscientização da população são as principais causas da  falta de água que impacta nosso dia a dia.

E qual a sua parte nisso? Como você se comporta frente a um vazamento de água, seja ele onde for? 

Uma pesquisa realizada em maio/2021, pelo Instituto Trata Brasil, mostrou que quase 40 % de toda água tratada no Brasil é desperdiçada. A pesquisa mostrou também que o volume desperdiçado em 2019 seria suficiente para abastecer 63 milhões de pessoas durante um ano.

No Brasil, 35 milhões de pessoas não têm água tratada nem para lavar as mãos, ação básica e indispensável para evitar a contaminação por Covid-19, por exemplo. 

Brasil tem 12% da água doce do mundo, mas trata mal esse ativo.

Se a perda de água tratada fosse reduzida para 25%, a quantidade poupada seria suficiente para atender todas as favelas do país por quase três anos. 

Entre as causas desse desperdício estão roubos, fraudes e erros de medição. Mas, o principal problema está nos vazamentos, que correspondem a mais de 60% de água perdida

Os impactos são múltiplos, principalmente, na natureza, porque as empresas têm que tirar mais água da natureza do que era necessário. Tem um impacto econômico muito grande, porque essa água custa para ser fabricada. E também o impacto social. “Porque as pessoas que ficam sem água são as que moram mais longe, normalmente nas periferias, nas áreas mais pobres”. 

A falta de água também tem relação com o desmatamento. A perda de vegetação prejudica a absorção e a pureza da água: “Existe uma ligação direta entre a floresta e a produção de água das áreas de mananciais. A vegetação é um elemento que protege o solo, mantendo o solo úmido. Isso permite que a produção de água se mantenha mesmo em períodos de estiagem”. 

O índice de perda do Brasil em 2019 foi pior que o de países como Etiópia, Camarões, África do Sul e Polônia.  A região Norte do país é a que tem o pior índice, perdendo mais da metade da água produzida. Ao todo, 55,2% da água tratada não chegam às casas das pessoas.  Já Goiás é o Estado com maior eficiência na entrega de água limpa à população, com perda de 29%.

Não podemos continuar nos comportando da mesma forma. Vivemos um tempo que nossas ações locais refletem direta e rapidamente para toda comunidade. Não podemos nos comportar como se nada estivesse acontecendo: conviver com uma torneira pingando, lavar a louça ou  escovar os dentes com a torneira aberta são atitudes que não cabem mais na nossa vida.

A água pode não faltar na sua torneira, mas sua escassez impacta diversos setores, incluindo a economia, na medida em que se torna escassa, e fica mais cara.

Parar de ser expectador e colaborar com pequenas ações locais podem beneficiar toda população. Quando nos comportamos com respeito e cuidado com a água, uma onda de bem aventurança  se espalha e através do exemplo, inspiramos outras  pessoas a colaborar pela valorização desse recurso tão importante.

Trata-se de um trabalho de formiguinha, mas que é perfeitamente possível:

Onde quer que passe, fique atento e não deixe de agir quando puder! 

Se nos conscientizarmos da responsabilidade e importância do consumo sustentável, certamente sairemos do camarote, nos tornando agentes ativos na proteção da água  e consequentemente colaborando para que todos tenham uma vida melhor. 

Colabore! 

Sintoma Correção
Água pingando em torneiras e registrosTroca de vedante ou  reparo 
Válvulas Descarga vazando no vaso ou  na própria válvulaTroca do Reparo da Válvula 
Caixa acoplada não  se mantém cheia Troque o Obturador
Chuveiro Pingando Troca de vedante ou reparo
Mangueira de jardim pingandoPode estar furada, o esguicho com falhas
Agia de chuva despejada na rede pluvialArmazenamento em Cisternas para uso  em jardins e serviços em geral
Torneiras de locais públicos com desperdício de águaTorneiras de acionamento automático 
Água sem força Instale um pressurizador

Precisa de equipamentos hidráulicos das melhores marcas para sua residência ou comércio? Venha até nós e receba atendimento personalizado de profissionais capacitados da área, nós somos a sua solução!

Onde Estamos?

Rua Rio Branco, 1043, Centro –  Salto/SP, 13320-270

Brindisi © 2022

Esse site utiliza cookies para uma melhor experiência online.

Aceitar